PORTUGAL-A PRIMEIRA NAÇÃO GLOBAL
IV
TRADIÇÃO E LENDA DOS TRIPEIROS
IV
TRADIÇÃO E LENDA DOS TRIPEIROS
Rezam a tradição e a lenda que em 1415 o Infante D. Henrique, mandou construir nos estaleiros da sua cidade natal, vinte naus e sete galés. E quando veio ao Porto ver como iam os trabalhos, disse em confidência ao seu Mestre Vaz que esses barcos se destinavam á conquista de Ceuta, pedindo um esforço especial para que os terminassem em breve prazo.
Os carpinteiros, calafates, cordoeiros, tecelões das velas e todos os que estavam empenhados no empreendimento, acederam com todo o empenho ao desejo do seu querido Infante. E alem de completarem as suas árduas tarefas, com o todo o entusiasmo, e talvez suspeitando que se tratava de uma grandiosa expedição, aliciaram a população, (á semelhança do que já tinha sido feito quando das lutas com Castela), a oferecerem toda a carne do gado da Cidade para abastecer a expedição, ficando apenas com as tripas !
Já o feito anterior lhes tinha dado o titulo de “Tripeiros”, que o Infante voltou a louvar e confirmar, para honra e glória dos habitantes do Porto.
Muitas outras foram as contribuições do Porto e do Norte de Portugal para os Descobrimentos, e muitos nomes ilustres dos seus homens figuram destacadamente, nos feitos, nas expedições e nas descrições das sucessivas e organizadas viagens.
(Extractos de várias fontes)
Contribuição do Joaquim
1 Comentários:
Este seu texto de louvor descritivo das naturais características do Porto, como pode imaginar, disse-me muito.
Meu Pai na sua herança, transmitiu-nos um apego a esta cidade, que não há globalização que retire o encanto e natual orgulho a esta
"Mui nobre, leal e sempre invicta cidade da Virgem".
Uma Tripeira de gema!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial