OS ESCRIBAS

Letras que se confundem em histórias de instantes que passam a correr pelas vidas passadas e futuras, reais e imaginárias, ditas e escritas pelas mãos que imprimem em cada tecla, a vontade, o desejo, a emoção e o interminável percurso labiríntico de quem escreve por prazer.

16 janeiro 2008

Padre António Vieira

Padre jesuíta, missionário, orador e diplomata,António Vieira foi um dos grandes prosado da língua portuguesa.A diversidade da sua intervenção tornou-o, ao longo da segunda metade do século XVII, uma das figuras dominantes da vida portuguesa, tendo argumentado junto das cortes europeias a causa da Restauração e a legitimidade de D. João IV como rei de Portugal. Defensor dos direitos dos indígenas do Brasil onde passou uma parte importante da sua vida.autor de um importante corpus de Sermões que o coloca entre os maiores escritores portugueses de todos os tempos,António Vieira nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608 e morreu no Brasil, nna Baia, a 17 de junho de l697.



4º Centenário do nascimento de Padre António Vieira (l6O8/2OO8)

3 Comentários:

Blogger patricia disse...

A 1ª vez que li Padre António vieira foi na escola. O Sermão aos Peixes. Desde aí a minha paixão e fascínio pelos textos deste homem foram imortais.

***

22:21  
Blogger ninguém disse...

E assm se vai recordando ou mesmo aprendendo sobre um dos vultos mais importantes da nossa História.
Obrigado.

22:40  
Blogger analosver disse...

Parabéns por não deixar esquecer uma das grandes figuras do nosso passado brilhante.
É sempre agradável recordá-los, nestes tempos em que tudo parece baralhado!...

16:18  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial