OS ESCRIBAS

Letras que se confundem em histórias de instantes que passam a correr pelas vidas passadas e futuras, reais e imaginárias, ditas e escritas pelas mãos que imprimem em cada tecla, a vontade, o desejo, a emoção e o interminável percurso labiríntico de quem escreve por prazer.

03 fevereiro 2008

PORTUGAL

Mapa Mundi Séc. XV *(anterior á descoberta das Américas, etc.)



PORTUGAL – A PRIMEIRA NAÇÃO GLOBAL
III

…..A imagem do Mundo na Idade Média…era deformada e incompleta…Admitia-se que (o hoje chamado) hemisfério Sul era inabitável e que aí havia uma grande variedade de seres fabulosos. Ao findar o Sec.XIV, as várias Civilizações então existentes, viviam isoladas e tinham um muito limitado ou nulo conhecimento recíproco.
Os Descobrimentos Portugueses constituem (por isso) um processo de enorme importância para o progresso da História da Humanidade, pois foi através deles que Portugal contribuiu de forma decisiva para a modernidade, o conhecimento de toda a Terra e o relacionamento entre os homens de todos os Continentes.
(Extracto de “ Ao encontro dos Descobrimentos – José Manuel Garcia – Ed. Presença 1994)
Aditamento: É para mim espantoso que há cerca de 500 anos (só 6 vezes a idade de alguns de nós!...) não fosse conhecido que a Terra é esférica, gira á volta do Sol e não é o centro do Universo. E que existia mais África, as Américas, a Oceânia, o Árctico e o Antárctico e muito mais. E que da Índia, do extremo Oriente, cultos e civilizados, e de outras terras e suas gentes, não houvesse muito mais do que as quase lendárias descrições, como a de Marco Pólo manuscritas em 1315, mas só divulgadas e impressas em 1485)

Contribuição do Joaquim


* mapa retirado da internet

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Gostei muito do que li. Vê-se bem que esteve na aula do nosso professor Machado, onde já tinha contribuido com uma boa explicação do que era a GLOBALIZAÇÃO para a qual nós portugueses muito cntribuimos já no tempo das descobertas.

Gabriela

19:44  
Blogger fernanda disse...

Descobridores
Globalizadores

Como eu te desejo, felecidades,
e mais não digo.

14:58  
Blogger ninguém disse...

Gosto de o ver intervir nas nossas aulas!
Sente-se a sua vasta cultura, e, tem a particularidade de deixar escapar uns comentátios, onde o seu saber e o refinado humor - que o caracteriza - andam de mãos dadas!
Continue.

17:15  
Blogger joaquim disse...

Agradeço os comentários que apenas a vossa boa amizade justificam.


Joaquim ( babado ! )

20:40  
Blogger joaquim disse...

Agradeço os comentários que apenas a vossa boa amizade justificam.


Joaquim ( babado ! )

20:40  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial